Como Substituir Circuito Integrado sem danificar as Trilhas das Placas Eletrônicas.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

 

placa eletronica

Substituir componentes eletrônicos em uma Placa de circuito é uma tarefa relativamente difícil para quem está iniciando ou mesmo para quem já tem alguma experiência !

 

A quantidade de terminais e posição desfavorável destes componentes são algumas dificuldades encontradas na execução desta tarefa.

 

Alguns profissionais tentam evitar este trabalho alegando que o equipamento não tem conserto, tamanho o grau de dificuldade encontrado.

 

Acreditando ser um trabalho de extrema importância, apresento um método que irá facilitar esta operação e evitar danificar trilhas da placa de circuito assim como também os componentes que se encontram ao seu redor.

 

Habilidades e ferramentas adequadas são fundamentais em qualquer técnica de trabalho e para esta tarefa relacionei na foto abaixo as ferramentas que usaremos:

 

  • Ferro de solda.
  • Sugador de solda.
  • Estanho.
  • Alicate de corte, com ponta fina.
  • Pinça.

 

 

Vamos executar a substituição de um CI 16 pinos DIP, em uma placa de difícil acesso para este trabalho específico.

dip

Neste caso a troca será efetuada descartando-se o CI trocado, pois o mesmo não será reaproveitado pelo fato de que os seus terminais serão cortados, facilitando a sua remoção e preservando toda a região que sofreria um aquecimento excessivo, caso esta técnica não fosse aplicada.

 

Após o processo de retirada do CI, efetuaremos a substituição do mesmo, através da fixação de soquete e não mais diretamente na placa. Isto irá preservar o CI substituído, que não sofrerá aquecimento no processo de recolocação.

 

Preparei um vídeo para que você possa acompanhar em detalhe todo o procedimento.

 

 

 

Este processo não é válido para situações específicas em que você retira o componente apenar para efetuar o teste do mesmo fora da placa e tenha que recolocar novamente.

 

Abordarei em outro artigo situações em que você tenha que efetuar o procedimento da extração de CI sem o seu descarte, utilizando técnicas exclusivas para cada caso.

 

 

Um forte abraço e até breve!

Paulo Bigal.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.